União reconhece emergência em 67 municípios de Alagoas

• Segunda, 20 Março 2017

O Governo Federal reconheceu estado de emergência por conta da seca em 67 municípios de Alagoas. A portaria, assinada pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (20). 40 destes municípios já tinham situação reconhecida por decreto publicado em setembro de 2016. Mas a validade era de 180 dias, e estavam por vencer. Eles deram entrada em nova petição e tiveram emergência reconhecida novamente.

Em janeiro e fevereiro deste ano, outros cinco municípios tiveram o estado de emergência reconhecidos. Com o decreto desta segunda, sobe para 72 municípios alagoanos nesta situação (veja a relação completa ao final do texto).

O reconhecimento possibilita aos municípios acesso às ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, entre elas a Operação Carro-Pipa, que auxilia o governo municipal no fornecimento de água tratada para a população.

Os municípios reconhecidos por esta portaria são: Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Canapi, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro.

Alem destes, também os municípios de Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Izidoro, Maravilha, Maribondo, Mata Grande, Messias, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho D'Água das Flores, Olho D'Água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Sebastião, Senador Rui Palmeira, Tanque D'Arca, Teotônio Vilela, Traipu e União dos Palmares.

Já os municípios de Mar Vermelho, Taquarana, Viçosa, Capela e Olho D`Água Grande, estão em estado de emergência desde o início do ano, completando 72 municípios.

Fonte: G1 Alagoas

Última modificação em Quinta, 06 Abril 2017 19:14