Jovens de Quebrangulo já podem solicitar a Id Jovem para garantir benefícios em diversas áreas

• Segunda, 11 Setembro 2017

Ter acesso a eventos artístico-culturais e esportivos pagando meia-entrada e passe livre ou 50% de desconto nas passagens de viagens interestaduais, além de gratuidade no Enem. Esses são alguns benefícios para jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Programa Identidade Jovem (ID Jovem).

O sistema funciona por intermédio de um documento de identificação virtual pessoal e o gestor responsável é a Caixa Econômica Federal. A instituição é responsável pelo aplicativo e pela página na internet que permite ao jovem o acesso as informações de seu ID Jovem. O sistema possui interface que permite a consulta e alteração de dados, tudo podendo ser feito pelo celular.

Mas não são todos os jovens inclusos nessa faixa etária que podem pleitear a inserção no programa. A regra estabelece que o jovem possua uma renda familiar bruta de até dois salários mínimo comprovada e estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses.

No caso das passagens interestaduais, o jovem deve reservar lugar com antecedência de, no mínimo, três horas antes dos horários de partida dos coletivos. O usuário deve apresentar a Identidade Jovem e a carteira de identidade quando requerer a passagem. São reservadas duas vagas gratuitas e duas com 50% de descontoem cada coletivo, trem ou serviço de transporte convencional terrestre interestadual.

A identidade jovem será emitida gratuitamente. Para ter direito ao benefício é preciso, além da idade mínima e máxima exigidas no programa, estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), administrado em Quebrangulo pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Sobre a ID Jovem
Meia entrada em cinema.
Meia entrada em teatro.
Meia entrada em shows.
Meia entrada em eventos esportivos.
Duas vagas em viagens interestaduais GRATUITAS.
Duas vagas com 50% de desconto em viagens interestaduais.
O que é preciso para ter a ID Jovem
Idade entre 15 e 29 anos
Renda Familiar de até 2 salários mínimos
Estar com o Cadastro Único Atualizado e o Número do NIS